Os anúncios têm a função de divulgar produtos e serviços de uma empresa. Mas para realizar esta finalidade da melhor maneira, é preciso elaborar uma estratégia de divulgação eficiente para alcançar as pessoas certas na internet.
Para garantir o sucesso das campanhas de anúncios, é preciso ter um objetivo, destinar um orçamento para esse fim e comparar os resultados através de relatórios.
Entenda agora como você pode fazer uma divulgação que dê resultados de vendas e como analisar os relatórios, através deste artigo:
Por que preciso investir em divulgação na internet
As empresas precisam mostrar para o mundo o que elas oferecem, o motivo que as fazem existir. Nesse sentido, um dos jeitos mais atuais de fazer isso é através da internet, uma vez que os usuários estão cada vez mais conectados.
No mundo online, existem duas maneiras de divulgar a sua empresa: com mídia paga ou orgânica. A primeira, é quando a empresa paga anúncios para circularem em diversos canais na internet.
Eles passam a aparecer em vários canais na internet, tais como posts patrocinados em redes sociais, sites especializados, no Youtube, etc. Assim, quando uma empresa cria anúncios ela poderá direcionar para quem se interessa pelos produtos e serviços.
Já a mídia orgânica, funciona quando a empresa cria conteúdos atrativos e materiais gratuitos que encantam os usuários. Por exemplo, criar conteúdos nas redes sociais contendo dicas para planejar as vendas em datas comemorativas, como atrair o cliente, etc
Isso faz com que eles conheçam mais sobre a sua empresa e se tornarem possíveis clientes no futuro.
O alcance da divulgação de anúncios é algo que toda empresa pode se beneficiar, pois estará trazendo visualização, interesse e possibilidades de aumento de vendas.
Os dois jeitos são eficazes de divulgar a sua empresa na internet. O que diferencia é o momento em que você vai usar a mídia paga e orgânica.
O ideal é que você una as duas estratégias para ter resultados ainda melhores, gerando engajamento da sua empresa e marca no meio digital.
Afinal, estar próximo do seu cliente, entender o que ele precisa e suprir as suas necessidades é o fator que potencializará as suas vendas e fidelização dos clientes na internet.
Como aumentar minhas vendas com anúncios na internet
Agora que já sabemos a importância de investir na divulgação da sua empresa na internet, vamos aprofundar mais um pouco e entender como isso vai funcionar na prática.
Tudo começa com um objetivo: por onde você começará a divulgar a sua empresa, se vai ser através dos anúncios ou investimento em conteúdo gratuito.
Pensando nos objetivos, podemos citar alguns exemplos como:
- Divulgar melhor a sua marca.
- Aumentar as vendas .
- Conquistar mais clientes.
- Gerar autoridade no mercado.
Depois de definir o objetivo da campanha para o público certo, ou seja, quais são os clientes que se beneficiarão com os produtos (empreendedores, jovens, adultos, crianças), o anúncio pago criado deve conter palavras-chave que levam o usuário diretamente ao seu negócio.
Assim, os anúncios serão colocados nas melhores posições do Google e também em sites, blogs e redes sociais por meio de mídia paga.
Portanto, se a sua empresa é da área de restaurantes, acrescente palavras-chave que os usuários colocariam nos termos de busca. Alguns exemplos são: encontrar restaurantes na cidade X, onde encontrar pizzaria na cidade Y, e por aí vai. Isso facilita os clientes a encontrarem o seu negócio.
Agora, é necessário que a criação desse conteúdo ou do anúncio seja feito com uma linguagem clara e objetiva. Passe para o usuário o que você está oferecendo a ele.
Assim que o seu produto ou serviço for divulgado na internet, a campanha precisa transmitir a utilidade do produto, mostrando ao usuário o porquê ele precisa daquilo, como e quando usar.
O que preciso fazer para criar bons anúncios
Os anúncios devem promover os seus produtos e serviços, mostrando para quem eles se destinam. Além disso, eles também servem para mostrar os itens em promoção, quando tiver esse tipo de campanha.
Dito isso, confira agora como criar bons anúncios na internet:
- Escolha a plataforma por onde serão veiculados os anúncios.
- Para quem você está divulgando os anúncios? Qual a faixa etária deles?
- Crie anúncios chamativos e atraentes.
- Passe uma mensagem clara: o que você vende, como comprar, formas de pagamento e vantagens do produto / serviço.
Em quais canais posso divulgar o meu negócio
Há diversas possibilidades para divulgar o seu negócio na internet. Os principais canais de divulgação são:
- Google Meu Negócio: é uma plataforma gratuita do Google. Crie um perfil gratuito, adicione a localização do seu negócio, endereço, telefones de contato, etc.
- Google Ads: é um meio de divulgar os seus produtos e serviços no buscador mais conhecido na internet, o Google. A partir dele é possível acompanhar os anúncios criados e ver onde eles serão divulgados tais como: em plataformas, sites parceiros, aplicativos e até mesmo no Youtube. Para ter acesso a esse serviço, basta criar uma conta no Google.
- Redes Sociais: para que a divulgação nas redes sociais seja efetiva, é importante criar perfis comerciais no Instagram, Facebook, WhatsApp, etc. Depois, comece a fazer postagens regularmente sobre a sua empresa, oferecendo os produtos e serviços.
- Blog: quem tem um blog pode apostar em conteúdo de valor e que contenham palavras-chave de acordo com o assunto abordado. Investir em anúncios de empresas e marcas no seu blog pode ser uma excelente opção para gerar renda.